Os empregadores devem ficar atentos a todos os procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS 2025 dos seus funcionários. Esse cadastro pode ser feito de maneira rápida e fácil. Inclusive, muitos não sabem, mas é possível fazer pela internet. Veja como é fácil fazer o cadastro PIS dos seus funcionários.
O benefício do PIS 2025 ou Programa de Integração Social é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. Criado pelo Governo Federal, esse programa faz com que haja uma maior integração entre o trabalhador e a empresa para a qual presta os seus serviços.
Essa integração permite que o trabalhador contribua ativamente para o crescimento da empresa e, com isso, seja beneficiado por esse ato.
Para que serve o cadastro PIS ?
Todo empregador deve obrigatoriamente realizar o cadastro PIS dos seus funcionários.
Este cadastro serve para facilitar a vida do empregador na hora de cadastrar os seus empregados. O sistema de identificação do trabalhador em programas sociais ou outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal também fica facilitado com esse cadastramento.
A empresa poderá cadastrar os seus funcionários de maneira online ou por lote. Saiba mais a seguir.
Quem deve fazer o cadastro PIS?
Não é o trabalhador que faz o seu próprio cadastro PIS. Quem deve fazer esse cadastro é obrigatoriamente o empregador assim que um funcionário é admitido.
Mesmo que o trabalhador já possua esse cadastro feito, o empregador deverá fazê-lo novamente, pois esse cadastro informa o início do vínculo desse trabalhador com a empresa.
Como fazer o cadastro PIS?
A maioria das empresas prefere realizar o cadastramento por lote, assim, é possível fazer o cadastramento de vários funcionários de uma só vez sem precisar fazer cadastros individuais.
Neste processo, o empregador deve gerar o arquivo de cadastramento e postá-lo pela Caixa Postal do Conectividade Social através do serviço disponível “Envio de Arquivo Cadastro NIS”.
Assim que a Caixa Econômica Federal recebe os arquivos que você enviou, tudo é analisado e se os dados estiverem corretos são enviados os NIS incluídos com os seus códigos de retorno.
Você pode acessar essa página para saber mais informações sobre esse cadastramento em lote.
Cadastramento online
O empregador que quiser uma resposta rápida sobre os números do PIS dos seus funcionários poderá fazer o Cadastro PIS de maneira online. É uma boa alternativa para quem quer fazer cadastros individuais.
O acesso deve ser feito através do Conectividade Social. clique aqui para acessar o manual com todos os detalhes sobre o cadastramento online.
Consulta PIS
Achamos importante explicar para você, trabalhador, outro aspecto do cadastro PIS. Depois que você já tem o seu benefício criado ou atualizado pelo seu empregador, você pode fazer um cadastro pela internet para consultar informações vinculadas ao seu PIS como FGTS, Abono Salarial e Seguro Desemprego.
Veja como fazer seu cadastro:
- Acesse essa página;
- No campo indicado, digite seu NIS e depois clique em “Cadastrar Senha”;
- Seguindo as instruções que aparecerem, conclua seu cadastro;
- Depois, acesse novamente a página, digite seu NIS e a senha que você cadastrou e clique em “OK”;
- Agora, você estará dentro do sistema da Caixa Econômica Federal e poderá consultar todas as informações que quiser.